CMWS - Centro de Memória Wilson, Sons
Rua da Quitanda, nº 86, 5º andar, Centro, RJ (21) 3504-4620
centro.memoria@wilsonsons.com.br
Situada no extremo sul do estado do Rio Grande do Sul, entre a Lagoa Mirim, a Lagoa dos Patos e o Oceano Atlântico, a cidade de Rio Grande, com 275 anos, é a mais antiga do estado e possui o segundo maior porto em movimentação do Brasil.

A Wilson Sons chegou ao Rio Grande em 1915 e a história desta filial se confunde com a história do crescimento econômico da região Sul do país. No mesmo ano em que foi fundada a filial, eram inauguradas duas obras fundamentais para a expansão econômica da região: os molhes da Barra e do Porto Novo.

Inicialmente das atividades do Grupo eram voltadas para os serviços relacionados a navegação e ao comércio do carvão, assim como importação de mercadorias e agenciamento marítimo.

Na década de 1960, a Wilson Sons foi a primeira empresa do Sul a consolidar, em contêineres, cargas de calçados produ­zidos no Vale dos Sinos, (grande pólo de calçados de Porto Alegre - RS). Nos anos de 1970, a filial Rio Grande passou a atender os exportadores de soja trazen­do avançados rebocadores e garantin­do a segurança dos navios graneleiros.

Com a lei de modernização dos portos, a Wilson Sons foi pioneira ao realizar operações dentro de um cais público. Em 1996 o Grupo venceu, em consórcio, sua primeira licitação de grande porte: o arrendamento do Terminal de Contêineres, do estratégico Porto de Rio Grande (Tecon Rio Grande), que começou a operar no ano seguinte.

Durante quase um século, a Wilson, Sons acompanhou as transformações sociais, econômicas e culturais de Rio Grande. Fortemente ligada a cidade foi parte ativa de sua história. Atualmente, essa filial atende, dentre outros, à clientes que atuam nos mercados de soja e fertilizante e opera rebocadores de última geração. O Tecon Rio Grande encontra-se entre os maiores Terminais de Contêineres do país.

Porto Velho
 
Construção dos Molhes da Barra
 
Porto Novo
 
 
 
 
 
 
 
prédio ocupado pela Wilson, Sons
 
Rebocador Antares em operação de rebocagem no Porto de Rio Grande
 
Tecon Rio Grande
         
       
WILSON SONS - DESDE 1915 NO RIO GRANDE