CMWS - Centro de Memória Wilson, Sons
Rua da Quitanda, nº 86, 5º andar, Centro, RJ (21) 3504-4620
centro.memoria@wilsonsons.com.br

Subordinado à Gerência de Comunicação, o Centro de Memória tem como missão preservar e disseminar a memória da Wilson Sons, que está às vésperas de completar 180 anos, e cuja trajetória reflete aspectos importantes da história econômica do País.

 A sua estruturação teve início em 2006, quando a Memória & Identidade, consultoria especializada em memória empresarial, foi contratada para gerir a documentação de valor histórico que estava dispersa pelas áreas e pelas filiais. Este acervo foi tratado, digitalizado  e catalogado em base de dados, e hoje possui mais de 6 mil registros, entre fotografias, filmes, documentos, peças tridimensionais e entrevistas com colaboradores que, ao compartilharem as suas viviências, contribuem para a reconstituição de marcos relevantes.

No entanto, o papel mais importante que o Centro de Memória vem cumprindo é o de agregar valor à marca e à imagem institucional do Grupo, na medida em que fornece informações qualificadas sobre a evolução histórica dos negócios e embasa a construção dos valores e da cultura da companhia. Veja os depoimentos daqueles que participaram ativamente deste grande projeto:

 

Beth Totini - Diretora de produção da Memória & Identidade

 "O comprometimento e a parceria dos colaboradores da Wilson Sons foram fundamentais para a consolidação do Centro de Memória e, até hoje, norteiam o desenvolvimento de suas funções. Ao completar dez anos de existência, o CMWS é fonte de conhecimento e inspiração para iluminar os caminhos da história presente. Plenamente integrado às ações estratégicas de Comunicação, colabora para reforçar os valores que sustentam a cultura da empresa e os vínculos com seus públicos de relacionamento. E assim o Grupo vem assumindo o papel de agente de sua própria história e reforçando a responsabilidade profissional de todos no desenvolvimento sustentável da sociedade e do País".

 

 

 

Cristina Borrego - Gerente da área de gestão de documentos e informações da Memória & Identidade e supervisora técnica do CMWS

"Desde as primeiras fases de implantação do Centro de Memória Wilson Sons, tem sido gratificante colaborar com a equipe de Comunicação no constante aperfeiçoamento da gestão do patrimônio documental e informativo que expressa a história da empresa e de seus protagonistas. Hoje o CMWS é referência para muitos pesquisadores e gestores, demonstrando que a preservação e a divulgação da memória centenária da Wilson Sons possibilita compartilhar o conhecimento produzido pelas áreas de negócio com a sociedade e colabora para manter viva a identidade corporativa. Para além das lembranças em momentos de celebração, conhecer essa história é aprendizado para traçar os caminhos futuros".

 

 

 

Assista os depoimentos em vídeo de Aleia Steinle, Angela Giacobbe, Cláudio Viveiros e Jonatham Dumphreys:

 http://cmws.wilsonsons.com.br/depoimentos/10-anos-cdm.asp

10 ANOS DO CENTRO DE MEMÓRIA DA WILSON SONS