CMWS - Centro de Memória Wilson, Sons
Rua da Quitanda, nº 86, 5º andar, Centro, RJ (21) 3504-4620
centro.memoria@wilsonsons.com.br
Visite as exposições virtuais do CMWS Centro de Memória Wilson,Sons.

Caso você necessite de imagens com resolução superior, fale conosco.

VALORES DA WILSON SONS

 Peter Drucker é conhecido como o "pai" da administração moderna e é, sem dúvida, o mais influente pensador do mundo da gestão empresarial. De acordo com sua vasta obra, as empresas não devem orientar seus esforços visando somente o lucro, mas estarem integradas a um propósito maior, alinhadas com a visão sobre seu futuro e suas crenças, tendo como base o compromisso com metas e valores comuns.

Estes valores não podem ser encontrados na análise de dados quantitativos, mas na trajetória da organização, e somente a história pode legitimar os autênticos valores, na medida em que identifica como eles surgiram e foram aperfeiçoados ao longo do tempo.

Ainda que mais recentemente a necessidade de tornar pública as informações pertinentes à gestão empresarial seja uma obrigação legal, agir de forma ética é sem dúvida um valor historicamente construído pela Wilson Sons. Já em 1957 a sua holding controladora disponibilizava relatórios informativos sobre as ações e investimentos realizados anualmente, e em 2007, após a Wilson Sons ter reunido os princípios éticos que a norteariam em um Código de Ética, passou a confeccionar os seus próprios relatórios.


Outro destacado valor da companhia é a valorização de relações duradouras com os seus clientes. No segmento de Terminais, destacam-se a Maersk, Hamburg Süd e CMA CGM. Já a Petrobras tem sido uma das principais clientes da WS Estaleiros, WS UltraTug, WS Agência e WS Rebocadores.


 O reconhecimento da importância dos seus colaboradores é expresso através do investimento em capacitação, e programas como o "Reconheço você". Esta valorização gera um quinto valor: o sentimento de dono, de pertença, de fazer parte da construção de uma história que já dura há 177 anos.

A partir de 2008 essas ações foram estruturadas com a criação da gerência de Saúde Ocupacional, Meio Ambiente e Segurança, e em 2009 foi lançada a Política Corporativa de SMS, que tem por objetivo a promoção de ações que visem à melhoria contínua das condições de saúde e segurança e à proteção do meio ambiente; a criação de processos voltados para o desenvolvimento sustentável e para a conscientização dos colaboradores; e por fim, o atendimento às normas de SMS aplicáveis às atividades desenvolvidas pelo Grupo.  No mesmo ano a Wilson Sons também aderiu ao Pacto Global da ONU, que busca encorajar empresas a adotar políticas de responsabilidade social, corporativa, e sustentabilidade.


Mas nenhum dos valores aqui descritos é superior a ter, antes de tudo, pessoas em primeiro lugar.

EXPOSIÇÃO

Clique aqui e veja esta exposição.


Todas as exposições

 No acervo histórico do Centro de Memória da Wilson Sons é possível encontrar muitas iniciativas voltadas para a saúde e a segurança dos colaboradores, valendo destaque para a "Liga de Segurança", que na década de 1950 realizou um grande trabalho de conscientização, através da divulgação de dois personagens que vieram a ganhar grande popularidade entre os colaboradores, são eles: a dona Segurina e o Acidentino.


Outro importante valor que há muito tempo está presente no cotidiano da Wilson Sons é o respeito à vida, à segurança, e ao meio ambiente.